#Notícias Unitoledo
 
 

Estudantes do curso de Educação Física apoiam 4º Festival de Atletismo da Apae

Por Rafaela Tavares

O 4º Festival de Atletismo da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) foi realizado com o apoio do Curso de Educação Física do Centro Universitário Toledo. Alunos de todos os semestres da graduação participaram da organização das provas esportivas.

O evento aconteceu na manhã da última sexta-feira (28), no Estádio Municipal Adhemar de Barros. Ao todo, 149 atletas, número formado por escolas da Apae em sete municípios da região, competiram nas modalidades de arremesso de peso, salto em distância, corrida e caminhada, nesta edição.

Segundo o professor de Educação Física da Apae de Araçatuba, o apoio do curso do UniToledo é importante porque a demanda gerada pelo número de atletas e escolas de outras cidades é grande. Participaram do quarto festival alunos das Apaes de Ilha Solteira, Penápolis, Andradina, Araçatuba, Pereira Barreto, Birigui e Mirandópolis. “Sozinhos nós não daríamos conta. Eles nos dão suporte na hora de aplicar, cronometrar, arbitrar, fazer as medidas”, afirma o professor.

Ele explica que o festival, por envolver atividades físicas, melhora a saúde dos alunos da Apae e oferece a eles mais qualidade de vida. “E para eles, competir no festival é tudo.”

VIVÊNCIA
O professor do curso de Educação Física do UniToledo Luís Carlos Nobre de Oliveira lembra que a parceria das duas instituições já era uma realidade em outras edições do festival, como a do ano anterior. Segundo ele, os estudantes do curso organizaram as provas de arremesso de peso, salto em distância e corridas, com sua supervisão. “Durante o festival, eles colocam em prática o que fizeram na teoria.”

Um dos cuidados tomados pelos estudantes, que durante cinco semanas trabalharam na organização das provas, foi deixar as corridas mais longas (de 800 e 400 metros) para o início do evento, e as mais curtas (de 100 metros) para o final das competições, evitando expor os alunos da Apae ao sol intenso do meio-dia. “Foi importante o apoio, pois os estudantes tiveram a experiência de preparar atividades e, de outro lado, a vivência com um público especial.”

Notícias Relacionadas