#Notícias Unitoledo
 
 

Histórias de sucesso: ex-aluna do curso de Direto UniToledo é Defensora Pública do Estado da Bahia

Vitória Frederico

Formada em Direito pelo UniToledo em 2014, a ex-aluna Kamile Costa Alves, 29 anos tem uma trajetória de sucesso em concursos públicos da área de sua graduação. Atualmente, ela  ocupa o cargo de defensora pública na Bahia. A egressa também foi aprovada para trabalhar na Defensoria Pública do Espírito.

Kamile ingressou no UniToledo em 2009. Seu histórico inclui estágio em um escritório de advocacia com atuação ampla, em 2010, e no  Cartório e Gabinete da Justiça Federal, em 2011. No período da graduação, a ex-aluna já teve resultados positivos em concurso. Ela foi estagiária concursada da Procuradoria do Estado, em 2012.

Após a colação de grau em 2014, Kamille investiu no preparo para cargos públicos. Seu foco foi o estudo para concursos voltados para a carreira da Defensoria. Ela também se especializou em Criminologia, Polícia Criminal e Segurança Pública, em 2015. No ano seguinte, já foi aprovada em concursos da Defensoria Pública do Estado da Bahia, onde trabalha hoje em dia, e do Espírito Santo. Seu histórico inclui o trabalho como coaching na área jurídica.

CONQUISTA
“Minha maior conquista foi me tornar defensora pública. Quem me conhece sabe que sempre sonhei e batalhei para ser defensora, uma democratizadora de Direitos, uma conscientizadora da cidadania e, principalmente, uma lutadora pela efetividade dos Direitos Humanos”, conta Kamile.

Segundo a ex-aluna, são muitos os motivos que a levaram a essas conquistas, mas o que mais contribuiu pra isso foram sua perseverança e disciplina. Ela acredita que as duas qualidades, junto com o sonho de colaborar para um mundo melhor, resultaram na profissional que se tornou.

“Nos anos de 2010 a 2013, participei de um grupo de estudo dentro da UniToledo, brilhantemente encabeçado pelo Professor Daniel Barile e meus amigos Moacyr Oliveira e Thiago Farias, sobre os casos de Direitos Humanos levados à Corte Interamericana”, relata. De acordo com ela, a participação a levou a sonhar em ser Defensora Pública Interamericana.

PROFESSORES
A egressa destaca que na Procuradoria do Estado teve a oportunidade de conhecer e estagiar ao lado do doutor Jorge Kuranaka, também professor do UniToledo. “Aprendi com o professor tudo que eu queria ser. Sem saber, ele me influenciou, me inspirou, foi meu exemplo de profissional. De uma forma geral, todos os professores do UniToledo me ajudaram em minhas conquistas”, conta.

A ex-aluna afirma que aqueles que sonham em alcançar o sucesso profissional podem abdicar a muitas coisas em um momento, porém posteriormente colhem frutos para o resto da vida. “Quando chegar ao topo do pódio, você sentirá a melhor sensação do mundo: a de ter um dever cumprido, de que tudo pode, porque não há limites para seus sonhos, apenas metas”, conclui.