#Notícias Unitoledo
 
 

Professor Participa Do X Simpósio Da Associação De História Das Religiões

Notícias Denise ZencoO professor-mestre Carlos Eduardo M. PetersO professor-mestre Carlos Eduardo M. Peters

Por Aline Campos

O professor-mestre do Centro Universitário Toledo, Carlos Eduardo Marotta Peters, participou entre os dias 12 e 15 de maio, do X Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR).

Com o tema “Migração e Imigrações das Religiões”, o evento aconteceu no Campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) de Assis (SP).

O trabalho apresentado foi “A ressignificação do discurso psiquiátrico no cotidiano de uma instituição disciplinar kardecista nas décadas de 1930 e 1945”. A pesquisa discorre sobre a implantação da medicina social no Brasil e o choque entre os grupos religiosos.

De acordo com Peters, a oportunidade de participar no simpósio surgiu através de seu orientador de doutorado e também membro da Associação Brasileira de História das Religiões.

O encontro foi dividido em vários grupos temáticos, semelhantes entre si. No trabalho, o professor-mestre analisou o embate entre a medicina científica e a social, que segundo a visão das autoridades, Centros Espíritas acobertavam práticas ilegais da medicina. Visou também observar como os kardecistas reagiram ao movimento e como se acomodaram após ele.

Segundo Peters, além de ser uma oportunidade para encontrar pesquisadores brasileiros e estrangeiros que desenvolvem trabalhos no mesmo campo, participar do simpósio motiva os acadêmicos. “Quando participo de eventos como este, trago para os alunos o material completo de minha apresentação e dedico uma aula para discutir o assunto”, completa.

Para a coordenadora do curso de Jornalismo do UniToledo, Karenine Miracelly, a participação do professor no encontro foi importantíssima para os acadêmicos. “O professor Peters é um grande pesquisador e referência para muitos alunos”, diz Karenine.

O texto integral da apresentação do professor-mestre está publicado no site:  www.assis.unesp.br/abhr.

História

Conforme a apresentação dos organizadores do evento, a história religiosa do Brasil sempre esteve estreitamente vinculada às questões das migrações e imigrações das religiões, desde o estabelecimento do domínio colonial português nas terras brasileiras, fenômeno este paralelo à movimentação de populações no território nacional.

O encontro entre as religiões, a dominação, a resistência e a troca de experiências religiosas entre as várias populações indígenas, negras, européias e asiáticas caracterizam tal história. O pluralismo religioso é uma das facetas que marcam o processo histórico brasileiro na nossa contemporaneidade e está relacionado com as migrações e imigrações.

Ainda de acordo com apresentação, ao tratar de tal temática, o X Simpósio da ABHR visa a contribuir para aprofundar com o aprofundamento do conhecimento da atualidade brasileira e a expansão da cidadania.

Share on twitter Share on email Share on print More Sharing Services 0