#Notícias Unitoledo
 
 

Corpo Docente Do UniToledo Ganha Mais Uma Professora Com Doutorado

Notícias Simone Segura – 10/11/2010Pesquisa de Cristiane Magalhães Bíssaco ressalta o papel indispensável do professor na descoberta do conhecimento pelo alunoPesquisa de Cristiane Magalhães Bíssaco ressalta o papel indispensável do professor na descoberta do conhecimento pelo aluno

Por Barbara Franchesca Nascimento

Uma pesquisa com enfoque para a função insubstituível do professor como intermediador entre o conhecimento e a aprendizagem do aluno. Essa é discussão proposta na tese de doutorado “Ensinando com corpora: mediação e interação em aulas de espanhol como língua estrangeira”, produzida pela professora Cristiane Magalhães Bíssaco, na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

O trabalho científico na área de Linguística Aplica foi orientado pelo professor Antonio Paulo Berber Sardinha. A defesa ocorreu no dia 14 de outubro. Além do orientador, a banca examinadora foi composta pelas professoras Maria Antonieta Alba Celani (PUC-SP), Maria Otília Guimarães Ninin (Unip-SP), Deise Prina Dutra (UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais) e Solange Maria Sanches Gervai (Unip-SP).

Segundo Cristiane, a pesquisa foi desenvolvida com os alunos do curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior, em que ela implementou em sala de aula textos produzidos pela sociedade brasileira submetendo-os a um programa de computador que apresentava o modo como cada palavra se comportaria na língua espanhola.

“Isso proporcionou aos alunos uma aprendizagem por meio da descoberta autônoma em que o significado da palavra é apresentado de forma mais contextualizada e guardada para sempre. Entretanto, para a efetividade desse método, é indispensável a presença do professor, que é o responsável por criar os desafios e fazer com que os alunos se sintam competentes para encontrarem as respostas para as dúvidas”.

Graduada em Letras pelo UniToledo, Cristiane manteve contato com o espanhol quando morou durante dois anos em Assunção, no Paraguai. Ela é mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP. Ministra aulas  para o curso de Letras do UniToledo.

Share on twitter Share on email Share on print More Sharing Services 0