#Notícias Unitoledo
 
 

Jornalista Da IstoÉ Abre Semana De Comunicação Do UniToledo

Simone Dias – 03/10/2011André Julião classificou a humildade e sensibilidade como principais ferramentas para a construção de uma boa reportagemAndré Julião classificou a humildade e sensibilidade como principais ferramentas para a construção de uma boa reportagem

Por Simone Dias

O jornalista da revista IstoÉ e colaborador da National Geographic e Rolling Stone André Julião abriu a 11ª Secomt (Semana de Comunicação Toledo) com a palestra “Reportagem e diversidade cultural”, na segunda-feira (3). Ele apresentou suas principais reportagens e particularidades que ajudaram na construção de cada uma delas.

Julião destacou que sua maior experiência está em conhecer pessoas que, segundo ele, são os principais elementos para uma boa reportagem. Com o conhecimento obtido por meio de viagens pelo mundo em busca de informações relevantes para informar e formar leitores, o jornalista afirmou que o maior desafio é encontrar os personagens ideais. “A reportagem é um desafio e a solução é o personagem”, destacou.

De todas as experiências até então vivenciadas por ele, a que mais o emocionou e impactou foi uma viagem feita à Etiópia, onde se deparou com a incrível diferença cultural, étnica e econômica. “Quando voltei de lá fiquei alguns dias pensando em tudo o que vi e passei a refletir sobre muitas coisas e pontos de vista”.

Sensibilidade, para ele, é uma das principais ferramentas para construir um bom texto. “É tudo. É abrir a cabeça e entrar dentro daquele contexto. Buscar em meio a tanta gente, pessoas que irão fazer a diferença. Enxergar o que muitas vezes não é perceptível”, ressaltou.

Riqueza em detalhes, contexto histórico, números e informações bem apuradas foram apontadas por ele como as principais características do texto em revista. “Claro que não dá para reportar tudo, é preciso bom senso. Costumo dizer que a principal característica é o viés humano, a aproximação com as pessoas”, afirmou, ressaltando o importante papel do editor no produto final.

JORNALISMO
Ser relevante e contar boas histórias. Segundo Julião, esse é o principal desafio do jornalista. “Ser humilde também é essencial. Não adianta achar que é o dono da verdade, que é capaz de derrubar um presidente, por exemplo. O jornalista exerce uma atividade de comunicação e ele é apenas o meio para que as consequências apareçam. Devemos estar sempre em posição de igualdade”.

Sobre o jornalismo, reiterou que a diferença está em se reinventar todos os dias e nunca esquecer que, assim como em qualquer empresa, ele também é um negócio que envolve investimentos e limitações.

Share on twitter Share on email Share on print More Sharing Services 0