#Notícias Unitoledo
 
 

Menalton Braff Fala Sobre Narrativa Durante Semana De Educação Do UniToledo

Simone Dias – 23/09/2011Durante palestra, Menalton Braff abordou sua trajetória e a relação de aprendizagem encontrada na escolaDurante palestra, Menalton Braff abordou sua trajetória e a relação de aprendizagem encontrada na escola

Por Simone Dias

Autor de 17 livros e um dos grandes nomes da literatura brasileira atual, o escritor e diretor da UBE (União Brasileira de Escritores), Menalton Braff, encerrou a 16ª Semana de Educação do UniToledo na última sexta-feira (23).  Braff ministrou verdadeira aula com o tema “Narrativa: artigo de primeira necessidade”, aos alunos dos cursos de Letras, Pedagogia e História.

Antes de abordar o tema, falou um pouco de sua trajetória e a relação de aprendizagem encontrada na escola. “Aprender é um ato individual. A escola propicia que a teoria seja aflorada na prática, mas, aprender depende de cada um”, destacou, afirmando que o ambiente acadêmico é o local que mais o agrada.

Para explicar as potencialidades da narrativa, iniciou a discussão pelo ponto principal: a definição do ato de narrar e seus elementos. “Muita gente confunde a narrativa como passatempo. Porém, ela nada mais é que o discurso em que se sucedem ações articuladas com o passado, presente e o futuro”, destacou.

Segundo o escritor, o ato de narrar facilita para o entendimento de uma história. “O ser humano é baseado em ações. Revelamo-nos  e nos entendemos pelas ações. É justamente nas histórias que conseguimos interpretar e absorver conceitos abstratos que, se isolados, não surtiriam efeito algum. Tudo isso se dá por meio das narrativas”, destacou.

Braff é autor da coletânea de contos “À sombra do cipreste” e vencedor do prêmio Jabuti 2000. Além disso, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2011 e recebeu menção honrosa do Prêmio Ca de las Américas La Habana.

Share on twitter Share on email Share on print More Sharing Services 0