#Notícias Unitoledo
 
 

Atividade Sobre Jornalismo Opinativo Resulta Na Publicação Em Grandes Jornais

Reprodução portal da Folha de S. PauloOpiniões de alunos do 4º semestre de Jornalismo do UniToledo ganharam espaço nas páginas eletrônicas e impressas dos jornaisOpiniões de alunos do 4º semestre de Jornalismo do UniToledo ganharam espaço nas páginas eletrônicas e impressas dos jornais

Por Michele Santos

A oportunidade de expor as opiniões sobre um assunto e ter essa impressão lida e compartilhada motivou os alunos do 4º semestre de Jornalismo a desenvolver o hábito de ir além da leitura de suplementos impressos diariamente: enviar também as opiniões sobre as temáticas lidas. A primeira experiência surgiu a partir de atividade prática realizada para a disciplina de “Técnicas de Redação: Jornalismo Opinativo”, ministrada pela coordenadora do curso, Karenine Rocha da Cunha.

A docente apresentou uma lista de quatro temas atuais para que os alunos dissertassem uma opinião acerca da temática escolhida. Nomofobia (angústia ou desconforto causados pela incapacidade de comunicação por meio de aparelhos celulares ou computadores), antecipação da São Paulo Fashion Week, o encerramento das atividades do Jornal da Tarde e Eleições 2012 foram assuntos alvos das críticas dos acadêmicos.

Após a elaboração da opinião em sala de aula, os alunos escolheram os dois jornais listados pela docente para o envio para publicação: Folha de S. Paulo ou Folha da Região. O resultado foram seis opiniões publicadas nos veículos impressos, sendo quatro na Folha de S. de Paulo e duas na Folha da Região.

A publicação gerou surpresa e orgulho entre os futuros jornalistas. “Eu nunca tinha enviado uma opinião, fiquei bem surpresa e me deu vontade de enviar mais”, conta a aluna Lenara Mota, que teve seu texto publicado no caderno Equilíbrio da Folha de S. Paulo.

INFORMAÇÃO
Para a professora Karenine Rocha da Cunha, a importância da atividade é fazer com que o aluno exercite o texto opinativo e perceba que é possível a publicação do mesmo em espaços destinados ao leitor. “Essa atividade faz com que o aluno passe a acompanhar o noticiário, porque sem informação não há opinião. Para enviar um texto para a ‘Carta do Leitor’, ele precisa estar atualizado”, destaca.

Opinando sobre o fechamento do Jornal da Tarde, pertencente ao grupo Estado, concorrente direto da Folha de S. Paulo, a aluna Angélica Brito também teve sua opinião publicada no jornal da capital paulista. “Eu fiquei muito feliz! A Karenine ligou avisando que minha opinião tinha saído e eu não acreditei. Quando entrei no site para ver se tinha algo, lá estava! Mostrei para minha mãe, que ficou super feliz, e logo postei no Facebook para todo mundo ver!”, diz orgulhosa.

No mesmo jornal, mas sobre outro tema, Eleições 2012, Gabriéle Peres também teve sua carta publicada. A aluna conta que após a publicação, passou a ler, além das notícias, todas as opiniões publicadas. “Eu nunca tive o hábito de ler outras opiniões. Depois que a minha foi publicada, leio todas!”.

Confira a opinião da aluna Angélica Brito em http://goo.gl/KE7er.

Edição: Barbara Franchesca Nascimento

Share on twitter Share on email Share on print More Sharing Services 0