#Notícias Unitoledo
 
 

Copa, Olimpíadas E Carreira São Temas De Bate Papo Sobre Jornalismo Esportivo

Copa, Olimpíadas e carreira são temas de bate-papo sobre Jornalismo Esportivo Ex-aluno do UniToledo, Diego Fernandes trabalha atualmente nas coberturas esportivas em Araçatuba e região para a rádio Jovem Pan AMEx-aluno do UniToledo, Diego Fernandes trabalha atualmente nas coberturas esportivas em Araçatuba e região para a rádio Jovem Pan AM
O jornalista compartilhou com os alunos do 5º semestre de Jornalismo suas experiências profissionais na área do Jornalismo EsportivoO jornalista compartilhou com os alunos do 5º semestre de Jornalismo suas experiências profissionais na área do Jornalismo Esportivo

Por Barbara Franchesca Nascimento

Diferenciar teoria da prática e saber os mecanismos de como associá-las para uma formação profissional sólida, capaz de influenciar a sociedade e formar opiniões especializadas a partir de um trabalho jornalístico. Essa foi a proposta do bate-papo realizado com os alunos do 5º semestre de Jornalismo do UniToledo, na última sexta-feira (16), pelo jornalista esportivo da rádio Jovem Pan AM, Diego Fernandes.

A atividade faz parte do conteúdo programático da disciplina Gêneros Especializados, ministrada pela professora Ayne Regina Gonçalves Salviano. Divididos em grupos, os alunos da turma foram desafiados a apresentarem, durante o primeiro semestre, seminários teóricos sobre os principais gêneros jornalísticos especializados como Esportes, Política, Polícia, Cultura e Economia. Em seguida, os grupos devem trazer profissionais ligados às áreas para compartilharem com os demais acadêmicos suas experiências profissionais e a realidade do mercado de trabalho para o segmento.

A convite do grupo de Jornalismo Esportivo, integrado pelos alunos Bruno Casteletto, Clayton Valentim, Kaio Esteves e Rafael Siqueira Rodrigues, Fernandes falou sobre as experiências adquiridas nas coberturas jornalísticas realizadas, relembrou o período da graduação, os estágios feitos, a contribuição da academia para sua formação e abordou ainda as perspectivas profissionais existentes para quem pretende ingressar na área, destacando estar preparado para possíveis coberturas dos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará  como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

“Para inserir-se no meio e adaptar-se facilmente à rotina do jornalismo esportivo é preciso que o aluno leia bastante e busque aperfeiçoar seus conhecimentos. Isso fará a diferença e consolidará a carreira dele. O segmento está crescendo, Copa e os Jogos Olímpicos serão grandes oportunidades para mim e eles também”, orientou.

Graduado em Jornalismo no UniToledo na turma de 2008, Fernandes também destacou aos alunos a importância do estágio como primeiro contato com o mercado profissional. “Para mim, o estágio foi fundamental. Foi nessa época que pude vivenciar na prática toda a experiência teórica passada pelos professores em sala de aula”, destacou o ex-aluno que estagiou na Rádio Toledo e também na Jovem Pan, onde foi efetivado. Atualmente, ele trabalha nas transmissões de jogos do Vôlei Futuro e da Copa Paulista de Futebol, dentre outras cobertura esportivas de times de Araçatuba e da região.

CONHECIMENTO
O integrante do grupo e responsável pelo convite ao jornalista, o aluno Kaio Esteves, de 20 anos, considerou a palestra importante, já que Fernandes é um profissional atuante no cenário esportivo regional e mantém-se atualizado sobre a área.

A paixão e motivação do jornalista no exercício de sua profissão impressionou a aluna Fernanda Muniz, 19. Segundo a jovem, a conversa possibilitou um melhor conhecimento sobre a função de um jornalista do segmento de esportes. “Quando ouvimos alguém do meio acredito que abrimos com mais facilidade um extinto de curiosidade sobre o tema. Ele se demonstrou apaixonado pelo o que faz e isso me contagiou a pesquisar mais”, concluiu.

Veja todas as fotos em www.flickr.toledo.br.

Share on twitter Share on email Share on print More Sharing Services 1