#Notícias Unitoledo
 
 

Semanas Dos Cursos De Comunicação Social Do UniToledo Têm Início Nesta Segunda

Ana Araripe e Michele Santos??? Image[1]/Description ???
Agência EztratoIdentidades visuais da 12ª Secomt e 4ª Sempp foram idealizadas por alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, respectivamenteIdentidades visuais da 12ª Secomt e 4ª Sempp foram idealizadas por alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, respectivamente

Por Gabriel Valera

A 12ª Secomt (Semana de Comunicação Toledo), voltada para alunos do curso de Jornalismo, e a 4ª Sempp (Semana de Publicidade e Propaganda do UniToledo), para os de Publicidade e Propaganda, têm início na próxima segunda-feira (1). Os eventos são abertos ao público e seguem até quinta-feira (4), sempre com início a partir das 19h30.

A coordenadora de Jornalismo, Karenine Miracelly Rocha da Cunha, explica que a Semana Acadêmica é complemento dos conteúdos ministrados nas disciplinas da matriz curricular. “As palestras são ‘aulas’ diferenciadas com profissionais diferenciados, é a oportunidade para ouvir experiências de quem está no mercado”.

Já Melissa Carolina de Moura, coordenadora de Publicidade e Propaganda, destaca que a importância do evento está na colaboração dos alunos. “Eles acabam sendo convidados pela coordenação do curso para formar uma comissão organizadora, e esta, escolhe palestrantes e programação. É gratificante, porque a semana é feita para e pelos alunos”, afirma.

SECOMT
Com o tema “O Jornalismo de hoje e de amanhã”, a Semana Acadêmica de Jornalismo tem como principal objetivo propor, por meio de palestras, discussões sobre as práticas atuais do Jornalismo e antecipar tendências. Todas as atividades ocorrerão no Núcleo de Prática Jurídica, situada no prédio 1 do UniToledo. O evento conta com a parceria do Diretório Acadêmico “Antônio Afonso Toledo”.

“O TCC pode ser um projeto de sucesso” será abordado pelo jornalista Luís Joly. Autor do livro-reportagem “Chaves: foi sem querer querendo”, resultado de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em coautoria com outros dois colegas de faculdade, Joly compartilhará com os alunos suas experiências e como inserir um produto jornalístico e literário no mercado. A obra aborda as razões para o sucesso da série mexicana no Brasil e esteve entre os mais vendidos em 2005. Hoje, está na quinta edição e teve o lançamento de uma nova versão este ano. O palestrante ainda escreveu uma sequência para a obra, “Chaves e Chapolin: Sigam-me os Bons!”, e editou mais um livro-reportagem: “Os Adoráveis Trapalhões”, em 2007.

No segundo dia (2), a editora-assistente de Economia e Negócios do site da revista Veja, Ana Clara Costa, falará sobre “Jornalismo econômico na era da Internet”. O redator-chefe da revista National Geographic Brasil, da Editora Abril, Matthew Shirts, abordará o tema “Como fazer história com a fotografia: 125 anos da revista National Geographic”.

O encerramento da 12ª Secomt será com a palestra “Jornalismo na era digital”, ministrada pela gerente de Jornalismo da Imprensa Editorial Ltda, Thaís Naldoni. Durante os quatro dias haverá sorteios de livros e assinaturas de jornais e revistas de grande circulação regional e nacional. Todas as informações podem ser acompanhadas pela fanpage do evento: facebook.com/secomt.

SEMPP
O tema da Semana Acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda do UniToledo foi escolhido em um concurso com peças produzidas pelas agências experimentais integradas por alunos. “Dos brancos saem as melhores ideias”, da Agência Eztrato, foi o tema vencedor.

A abertura da Sempp contará com a exposição das peças do 5º Fupp (Festival Universitário de Publicidade e Propaganda) e gincana entre as agências. A partir das 20h30, a vencedora do “Aprendiz 6”, Marina Erthal, falará sobre “Seja Aprendiz de Sucesso”.

Na terça-feira (2), o diretor de Planejamento da Z+, Rodrigo Cerveira, ministrará palestra sobre o tema “Planejamento ou a arte de construir pontes”. O penúltimo dia (3) da Sempp abordará “Redes Sociais e Blogs” com o fundador do Grupo Mídia Publicitária, Victor Alex Lymberopoulos. Em seguida, às 21h, ocorrerá a pré-seleção dos finalistas do Fupp.

“Como as marcas do interior do Brasil podem ganhar o mundo” será o tema da palestra de encerramento, ministrada pelo autor do livro “Manual Prático de Criação Publicitária”, Flávio Waiteman. Às 21h, será realizada a cerimônia de premiação do 5º Fupp.

Edição: Barbara Franchesca Nascimento

Share on twitter Share on email Share on print More Sharing Services 2

Veja também