#Notícias Unitoledo
 
 

Ingressante no curso Direito do UniToledo realiza o sonho de iniciar o ensino superior, aos 40 anos

Verônica Martin

A educação tem o poder transformar realidades e mudar vidas e foi pensando nisso que Claudinéia Barbosa, 40, resolveu cursar Direito no Centro Universitário Toledo. Residente em Birigui, ela prestou o Vestiba Agendado no início do ano e passou para ingressar ainda nesse primeiro semestre letivo.

Com o desejo de mudar o próprio mundo e o mundo de outras pessoas como ela, a empregada doméstica diz que até pouco tempo não cogitava a possibilidade de cursar Direito, mas contou com o apoio dos filhos e incentivo do patrão.

Antes de poder se inscrever no vestibular, ela prestou o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). O desejo de voltar a estudar e fazer uma graduação é antigo. “Faz dez anos que eu queria fazer faculdade, mas como tenho sete filhos esperei todos crescer. É um sonho, uma meta que eu tinha estipulado em minha vida e hoje eu estou realizando tudo isso!”

Mesmo com algumas incertezas e obstáculos, Claudinéia ressalta que seu anseio por mudanças falou mais alto e a incentivou. “Eu sou faxineira e vejo falta de esperança nas pessoas, mas comigo não é assim, eu fico mais forte a cada dia e cada obstáculo enfrentado, é uma superação!”

CONHECIMENTO
Barbosa ressalta que o conhecimento é mais forte que o poder e riqueza. Para ela, aprender coisas novas e ter novas experiências é mais importante que quaisquer benefícios lucrativos. Ela crê que a profissão deva ser seguida por paixão pelos estudos e a educação é capaz de abrir portas.  “Aprender nunca é demais, é um investimento pra vida”.

A aluna está cursando o primeiro semestre e acredita que com determinação e força de vontade conquistará seu diploma e servirá de exemplo para os filhos e um orgulho para seus pais, “o mundo é pra todos e eu vou mostrar pros meus filhos que a gente pode conquistar qualquer coisa, independente de cor, profissão ou classe social, basta se esforçar”.
A decisão de frequentar o UniToledo veio por meio dos parentes e filhos, que mencionaram ser a melhor instituição de ensino e a única com o Selo OAB Recomenda na região. “Eles me recomendaram muito aqui, meu sobrinho me disse assim ‘se você conseguir fazer no UniToledo, faça, lá é o melhor lugar!”
SONHOS E PLANOS
Barbosa diz ter mais planos e pensar no futuro. Por sempre ter gostado da área e gostar de prestar serviço em prol da sociedade ela diz que a princípio pretende estudar e prestar concursos públicos, mas não quer ficar restrita á isso, se novas oportunidades surgirem vai embarcar e “seguir novos ares”.

Notícias Relacionadas