#Notícias Unitoledo
 
 

Jornalismo Contemporâneo é tema da 18ª Secomt, com programação composta por palestras e workshops

Por Rafaela Tavares

 A 18ª edição da Secomt (Semana de Comunicação UniToledo) acontecerá entre os dias 29 e 31, com programação composta por palestras e workshops realizados por jornalistas sobre as tendências de suas áreas de atuação profissional. As atividades são gratuitas e exclusivas para os acadêmicos do curso de Jornalismo. Será possível também adquirir um kit do evento com camiseta e ecobag por R$ 30.

A semana acadêmica proporcionará aos estudantes oportunidade de assistir a duas palestras com jornalistas televisivos, realizadas no auditório do Hotel Riviera, em Araçatuba. Na quarta-feira (29), o repórter Daniel Adjuto, do SBT Brasília estará no espaço para um bate-papo com os estudantes. O jornalista Cassius Zeilmann, âncora do “SBT Notícias”, será o palestrante de sexta-feira (31). Ambas as atividades começam às 19h30.

A programação de quinta-feira (30) trará cinco workshops ministrados por profissionais ativos na região. As atividades serão desenvolvidas em salas de aula do UniToledo. Quem tiver interesse em participar delas precisará se inscrever. As vagas são limitadas e cada aluno poderá se inscrever em apenas uma entre três salas, que serão diferenciadas por cores. As inscrições gratuitas devem ser feitas na sexta-feira (24), das 20h20 às 20h40, na sala 30, localizada no prédio 2.

WORKSHOPS
O coordenador de produção Web do SBT Interior e colaborador do jornal Folha de S. Paulo Kaio Esteves ministrará workshop de jornalismo digital, entre as 19h30 e 21h30 do dia 30. A atividade acontecerá na sala 12 (amarela), situada no prédio 1.

A segunda opção para os inscritos serão os workshops de telejornalismo e assessoria de imprensa ministrados na sala 21 (azul) também no prédio 1. As oficinas serão promovidas, respectivamente, pelo gerente de Jornalismo do SBT Interior, Marcelo Casagrande, das 19h30 às 20h30, e pela assessora de imprensa da Note Comunicação Beatriz Longhini, das 21h às 22h.

A sala 13 (vermelha) do prédio 1 também receberá workshops de assessoria de imprensa e telejornalismo. No caso, as atividades serão realizadas pela assessoria de imprensa responsável pela comunicação da Prefeitura de Guararapes Mariane Poleto, das 19h30 às 20h30, e pela repórter da TV Record Michele Bacelar, das 21h às 22h.

ORGANIZAÇÃO
A identidade visual da 18ª Secomt trabalha a temática do Jornalismo Contemporâneo. O evento foi organizado pelos estudantes do último ano como parte de projetos da disciplina de Assessoria de Imprensa. Os acadêmicos são responsáveis por fazer as inscrições, entrar em contato com palestrantes, apresentar os cerimoniais, além de realizar a recepção, a cobertura e divulgação do evento.

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo, Melissa Carolina de Moura é primordial que os estudantes participem da semana acadêmica. “Os alunos têm acesso às tendências e a novos olhares sobre a Comunicação e o Jornalismo transmitidos pelos profissionais convidados. Eles podem debater temas, trocar experiências, formar redes de contatos, integrar-se com os demais alunos do curso”, afirma.  A programação completa da semana acadêmica pode ser conferida aqui.

SEMANAS ACADÊMICAS
Além das ações específicas de cada curso, as Semanas Acadêmicas UniToledo contam este ano com quatro palestras abertas a toda a comunidade acadêmica. O historiador e professor Leandro Karnal que ministrará palestra com o tema “Sociedades Inteligentes” na segunda-feira (27), às 20h, no Ginásio de Esportes Plácido Rocha. Na terça-feira (28), o ginásio receberá o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé que falará ao público sobre o tema “O Futuro da Sociedade”, a partir das 20h.

O penúltimo dia das Semanas Acadêmicas UniToledo será com o radialista, apresentador e colunista Marcos Piangers com a palestra “Inovação: Uma Espiada no Futuro”. O bate-papo ocorrerá às 20h de 3 de setembro, no ginásio. Com histórico como apresentador de programas televisivos, comentarista e educador, Marcelo Tas ministrará a palestra de encerramento “Inovação: A Criatividade na Era Digital”, às 19h30, do dia 4, também no ginásio. Clique aqui para mais informações.

Notícias Relacionadas