#Notícias Unitoledo
 
 

Laboratório de Análises Clínicas proporciona aprendizado prático aos acadêmicos; conheça esse e outros diferenciais do curso de Biomedicina do UniToledo

Por Gabriela Fagundes

A Biomedicina é uma área de fundamental importância para a população, por contribuir com a saúde pública. É o profissional desse meio que busca identificar, prevenir e evitar doenças, analisando os microrganismos e procurando por tratamentos e vacinas, realizando desde análise clínica até análise ambiental.

Para a coordenadora do curso de Biomedicina do UniToledo, Tatiane Petroni, o Laboratório de Análises Clínicas e os projetos de extensão são uns dos diferenciais proporcionados pelo UniToledo. “Nós temos laboratório próprio onde o aluno pode realizar estágio. Nós desenvolvemos vários projetos de extensão, nos quais o estudante pode colocar em prática todo conhecimento adquirido em sala de aula”, conta a docente.

O Laboratório de Análises Clínicas atende tanto a comunidade acadêmica quanto o público em geral, sendo necessário apenas o agendamento do exame pelo telefone (18) 3636-7081. O atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 18h. No laboratório, os alunos do 6º e 8º semestres desenvolvem atividades na área de coleta e triagem de material biológico, microbiologia, esterilização, parasitologia, hematologia, urinálise, imunologia e bioquímica.

PROJETOS E INOVAÇÃO
Em 2017 os acadêmicos de Biomedicina tiveram a oportunidade de iniciar no projeto Eternamente Moços, realizado pelo UniToledo, encabeçado pelos cursos de Educação Física, com a participação dos demais cursos da área da saúde e em parceria com o Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed de Araçatuba.

Os alunos coletam sangue dos integrantes do projeto para a realização de exames laboratoriais. O objetivo do programa é proporcionar atendimento nas diversas áreas da saúde, com o intuito de melhorar a saúde dos idosos.

Já em setembro de 2017 o curso realizou a primeira edição do ERBA (Encontro Regional de Biomedicina de Araçatuba), que tem como objetivo trazer palestrantes de renome da área de Biomedicina e reunir diversos interessados de Araçatuba e região. O evento foi aberto para alunos, ex-alunos, profissionais da área e para alunos de outras instituições.

CURSO
O bacharel em Biomedicina trabalha principalmente na área de análises clínicas, sendo responsável pelos exames laboratoriais. Também pode atuar nas áreas de análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia, análise por imagem, produção e análise de bioderivados, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, entre outras.

Tem interesse nessa área? Então venha fazer parte da instituição. O UniToledo disponibiliza o curso de bacharel em Biomedicina no período noturno, com duração de 4 anos.

 

Edição: André Ferreira

Notícias Relacionadas