#Notícias Unitoledo
 
 

Laboratório de Análises Clínicas do UniToledo oferece exames clínicos gratuitos à comunidade

Por Vitória Frederico

O laboratório de Análises Clínicas do UniToledo iniciou suas atividades em 2016 como campo de estágio supervisionado para os alunos do curso de Biomedicina. Em 2017, foi credenciado junto ao CRBM (Conselho Regional de Biomedicina) e a Vigilância Sanitária Municipal e começou a liberar laudos dos pacientes atendidos.

O espaço oferece atendimento gratuito à família acadêmica e comunidade em geral. O laboratório atende também pacientes encaminhados pelas clínicas de Nutrição e Fisioterapia do UniToledo, além dos projetos de extensão da instituição como o Eternamente Moços.

De acordo com a professora coordenadora do curso de Biomedicina, Tatiane Petroni, os exames realizados são: exames de hematologia, urinalise, parasitologia, bioquímica, microbiologia e imunologia. O laboratório possui aparelhos automatizados de hematologia, semi-automatizado de bioquímica, microscópios óticos, estufas bacteriológicas, autoclave dentre outros equipamentos.

“Os alunos estagiários têm a oportunidade de vivenciarem a rotina desses setores, aprenderem sobre a coleta de amostras biológicas e sobre controle de qualidade interno e externo”, declara a professora. O laboratório conta com um biomédico responsável técnico, Matheus Janeck, que participa do programa de controle de qualidade externo, como o PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade), que avalia a qualidade dos resultados liberados.

Notícias Relacionadas