#Notícias Unitoledo
 
 

Laboratório de Engenharia Civil proporciona aprendizagem prática aos acadêmicos; conheça os diferenciais do curso

Gabriela Fagundes

Planejar, gerenciar e executar obras como casas, prédios, barragens e pontes são algumas das funções do Engenheiro Civil. O profissional dessa área é responsável por garantir a segurança da obra, acompanhando desde a elaboração do projeto até a finalização da construção, conferindo a qualidade do terreno e dos materiais utilizados. Também pode atuar nos segmentos de transporte e geotecnia, construções de estradas, aeroportos, portos, entre outros.

Segundo o coordenador do curso, Emerson Bolandim, a instituição proporciona uma excelente estrutura para o desenvolvimento de ótimos profissionais. “O UniToledo tem professores, mestres e doutores nas cinco grandes áreas de atuação da Engenharia. Também possui laboratórios de mecânica do solo, concreto e de mecânica computacional”, explica o coordenador.

O técnico do Laboratório de Engenharia Civil e aluno do 8º semestre, Antonio Carlos Vilela, afirma que um dos maiores diferenciais do UniToledo são as pesquisas desenvolvidas na área de reutilização de resíduos. “O essencial para um futuro engenheiro é a preocupação com o meio ambiente. A construção civil extrai muitos recursos naturais e a instituição se preocupa em amenizar isso. São realizadas várias pesquisas no laboratório, reutilizando resíduos de construções civis e de outras áreas”, comenta.

LABORATÓRIO
No UniToledo, o acadêmico encontra excelente infraestrutura que permite que as aulas teóricas sejam aliadas à prática. O LEC, Laboratório de Engenharia Civil, permite que alunos realizem estágio dentro da própria instituição, desenvolvendo ensaios para empresas e construtoras de Araçatuba e região. A oportunidade de estágio é concedida para alunos a partir do 5º semestre do curso, por meio de edital e realização de provas.

No LEC, os acadêmicos desenvolvem ensaios de resistência de blocos estruturais e de compactação de solos. Durante a disciplina “Hidráulica I”, podem realizar o ensaio de perdas de carga em diversos tipos de tubulações. Os ensaios laboratoriais são importantes para a formação acadêmica, já que permitem a vivência prática do que foi ensinado em sala de aula. O laboratório também pode ser utilizado para o desenvolvimento de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, sob a supervisão do técnico.

DIFERENCIAIS
O curso proporciona atividades práticas, palestras com profissionais de renome durante a Semana Acadêmica das Engenharias, além de já ter concedido oportunidade de internacionalização aos alunos. Em 2017, dois estudantes de Engenharia Civil, juntamente com uma acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, realizaram uma viagem técnica ao Chile, onde participaram de estudos voltados ao aprendizado de técnicas e práticas sustentáveis.

Durante o 1º semestre, os alunos participam do tradicional “Concurso de Ponte de Macarrão”, juntamente com outros cursos de Engenharias. A atividade integra o conteúdo programático da disciplina “Introdução à Engenharia I”. Já no 5º semestre, durante a disciplina “Topografia”, os acadêmicos têm a oportunidade de utilizar equipamentos da instituição, como o teodolito, para medir a topografia do local, interiorizando na prática o que aprendem em sala de aula.

CURSO
Tem interesse na área de Engenharia Civil? O UniToledo disponibiliza o curso no período noturno, com duração de 5 anos. Saiba sobre a forma de ingresso aqui ou nos chame no whatsapp (18) 99627-3166.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas