#Notícias Unitoledo
 
 

Leandro Karnal ministra palestra no primeiro dia das Semanas Acadêmicas com o tema ‘Sociedades Inteligentes’

Por Gabriela Fagundes

Conhecimento, informação, tecnologia e diferença entre as gerações foram alguns dos assuntos abordados pelo historiador e escritor Leandro Karnal, nesta segunda-feira (27), no primeiro dia das semanas acadêmicas do UniToledo. Com o tema “Sociedades Inteligentes”, Karnal palestrou para aproximadamente 3,5 mil pessoas no Ginásio de Esportes Plácido Rocha.

O historiador abordou as mudanças no campo do saber e como essas alterações refletem na sociedade. “Hoje o critério que define a posição na sociedade é o da inteligência que sucedeu ao critério da força física e ao do dinheiro. Nós instituições de ensino, nós professores, nós ligados a educação, temos um compromisso formal e muito importante de estimular a inteligência, que significa uma revolução pedagógica, não mais um saber repetitivo, não mais a simples identificação, mas a integração com algo orgânico, estrutural, significativo, biográfico, que faça as pessoas cada vez melhores, mais inteligentes”, explica.

INTEGRAÇÃO

Este ano, as semanas acadêmicas do Centro Universitário Toledo contam com uma programação inovadora: as palestras gerais. O objetivo foi promover a integração entre a comunidade acadêmica e abordar assuntos que sejam de interesse coletivo, proporcionando uma transformação educacional por meio do conhecimento compartilhado.

Segundo o reitor Bruno Toledo, a integração entre os cursos acaba sendo importante por reunir toda a comunidade acadêmica, como alunos, ex-alunos, professores e colaboradores da instituição. “Recebê-los em um mesmo lugar é como um grande encontro de toda a nossa Família UT. Muito mais do que uma semana acadêmica, essa experiência educacional deve ser transformadora e mágica na vida de nossos alunos, por meio de grandes palestras e de programações específicas nas áreas dos acadêmicos”, comenta.

PROGRAMAÇÃO

As semanas acadêmicas estão apenas começando. Hoje à noite, às 20h, o Ginásio de Esportes Plácido Rocha recebe o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé com o tema “O Futuro da Sociedade”. Entre quarta (29) e sexta-feira (31) cada curso terá sua programação específica e os links para atrações de todos eles podem ser conferidas aqui. Na segunda (3) e terça-feira (4), o jornalista Marcos Piangers e o apresentador Marcelo Tas encerram as semanas falando sobre inovação. “Não percam essa oportunidade, de aprender e produzir conhecimento, transformando-se com essa grande experiência”, convida Bruno.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas