#Notícias Unitoledo
 
 

Lean Lab de Engenharia de Produção do UniToledo promove aproximação com indústrias e empresas

Vitória Frederico

A filosofia Lean (“Enxuta” em inglês) traz benefícios para os negócios, pois sua aplicação oferece ferramentas para evitar os desperdícios que prejudicam a produtividade. O conceito será utilizado por alunos do curso de Engenharia de Produção do UniToledo, por meio do Lean Lab – Laboratório de Pesquisa e Formação. O projeto permitirá aos acadêmicos prestarem serviços. O Lean Lab não será um laboratório físico, mas será desenvolvido promovido por meio ações das quais os alunos participarão. O objetivo é o desenvolvimento da Cultura Lean nas empresas locais por meio de palestras, capacitações, contribuindo para o desenvolvimento da indústria regional.

O Lean Lab terá lançamento oficial nesta quinta-feira (9), às 8h, no CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Alta Noroeste. O evento organizado pelos alunos do curso apresentará “A Filosofia Lean Aplicada nos Negócios” e abordaram seus benefícios, ferramentas e a apresentação de um caso prático.

REALIZAÇÃO
Os acadêmicos da graduação poderão auxiliar em outras atividades realizadas pelo Lean Lab, que contará com os recursos já existentes no UniToledo no curso de Engenharia de Produção e em demais cursos. Alunos de todos os semestres da Engenharia de Produção terão a possibilidade de integrar o projeto, de acordo com a demanda e ações previstas para o laboratório.

De acordo com o professor coordenador do curso, Sérgio Mazini o principal fator para projetar o laboratório foi a aproximação das indústrias e empresas em geral de nossa região. A ideia surgiu dois anos atrás de conversas com o Núcleo de Jovens Empreendedores da CIESP  após alguns eventos realizados em parceria com o curso de Engenharia de Produção.

“O Lean Lab irá estreitar ainda mais a relação do curso e de seus alunos ao mercado de trabalho, pois todas as ações desenvolvidas pelo laboratório terão esta interação. Além de oferecer as práticas necessárias a sua futura profissão, também poderá gerar oportunidades de estágio e emprego”, conclui Mazini.

Notícias Relacionadas