#Notícias Unitoledo
 
 

Alunos do curso de Engenharia Civil concluem ‘Oficina de Práticas de Obras’

Por Rafaela Tavares

Estudantes do curso de Engenharia Civil concluíram nesta terça-feira (6), o curso de extensão “Oficina de Práticas de Obras”, ministrado pelo professor do curso Mozart Mariano Carneiro Neto. As atividades englobaram uma carga horária de 20 horas.

Realizado nos dias 29 e 30 de outubro e 1°, 5 e 6 de novembro, o curso foi idealizado pelo docente. Ele conta que enxergou uma oportunidade de oferecer aos alunos um pouco da realidade diária de uma construção ao se deparar com as obras de ampliação do Prédio 3. “O objetivo da oficina foi proporcionar experiências relativas à vivência em um canteiro de obras de forma a fazer uma ligação entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática”, afirma Carneiro Neto.

OBJETIVO
Segundo ele, a intenção era que os alunos desenvolvessem diferenciais como proatividade, poder de observação para desenvolver bons relacionamentos no ambiente de trabalho e capacidade de tomadas de decisão e resolução de problemas referentes ao dia a dia de uma obra. A finalidade é entregar à comunidade profissionais aptos e prontos para o mercado de trabalho.

Com atividades desenvolvidas das 7h30 às 11h30, o curso de extensão abordou temas tratados teoricamente em sete disciplinas do terceiro e quarto do curso de Engenharia Civil. De início, a oficina contou a participação de 18 alunos. Parte das atividades foi realizada em sala de aula.

Além disso, os participantes fizeram observações no canteiro de obras do prédio e ensaios realizados no Laboratório de Engenharia Civil. “Dessa forma foi possível que os alunos pudessem colocar a mão na massa, literalmente, a fim de vivenciar a experiência por completo.”

Notícias Relacionadas