#Notícias Unitoledo
 
 

Oportunidades e práticas: conheça os diferenciais do curso de Jornalismo do UniToledo

Por Gabriela Fagundes

Com a chegada da era da informação e uma sociedade cada vez mais globalizada, é fundamental o papel do jornalista como intermediário na divulgação de informações. O profissional dessa área é responsável por adequar a linguagem de acordo com seu público-alvo, facilitando a compreensão sobre determinado tema e mantendo as pessoas informadas, seja por meio do rádio, televisão, jornal impresso ou internet.

No curso de bacharel em Jornalismo, oferecido pelo Centro Universitário Toledo, o aluno aprende a desenvolver produtos jornalísticos como revista, jornal impresso, conteúdo multimídia, telejornal e radiojornal. Depois de formado, o acadêmico poderá trabalhar em diversas áreas como assessoria de comunicação, produção de conteúdo, atuar em meios tradicionais de comunicação como jornal impresso ou investir em conteúdos digitais.

O UniToledo procura investir e proporcionar oportunidades aos estudantes, contribuindo para a formação diferenciada e de qualidade dos novos profissionais. De acordo com a coordenadora, Melissa Carolina de Moura, o curso de Jornalismo do UniToledo possui 17 anos de tradição e credibilidade, além de contar com os melhores professores para a formação dos acadêmicos.

LABORATÓRIOS
Além de corpo docente capacitado, o UniToledo também oferece excelente infraestrutura para que os acadêmicos possam colocar seus conhecimentos em prática. Por meio do Laboratório de Rádio, TV e Fotografia, os alunos podem desenvolver programas e noticiários para rádio, programas de entretenimento e noticiários para televisão, projetos fotográficos, entre outros.

Desde 2004 a instituição conta com a TV UniToledo, que possibilita a participação de alunos e estagiários dos cursos de comunicação na produção, apresentação e edição de projetos desenvolvidos. A TV UniToledo tem parceria com emissoras de TV abertas e fechadas e atua na cobertura de eventos produzidos pelo Centro Universitário Toledo. Para conferir os trabalhos realizados pelos acadêmicos de jornalismo, acesse o canal no Youtube.

O Laboratório também conta com a Rádio UniToledo, fundada em 2002. Por meio do laboratório de rádio, os alunos realizam a cobertura ao vivo de eventos em que a instituição participa ou realiza, como a Expô Araçatuba e os JUT – Jogos Universitários UniToledo. Os acadêmicos também podem desenvolver programas para rádio e aprender os processos de edição de áudio. Para conferir a Rádio UniToledo, acesse aqui.

DIFERENCIAIS
Quem optar por cursar jornalismo no UniToledo, terá a oportunidade de estagiar no Laboratório de Rádio, TV e Fotografia ou na Assessoria de Comunicação, assim como desenvolver produtos jornalísticos em disciplinas específicas, como a revista “Pretexto”, o informativo “Tolendo”, telejornais, produtos fotográficos, entre outros. Também poderá participar da Secomt, Semana de Comunicação UniToledo, que traz a cada ano palestrantes renomados da área da comunicação. O curso está disponível no período da noite e tem duração de 4 anos.

 

Edição: André Ferreira

Notícias Relacionadas