#Notícias Unitoledo
 
 

Pedagoga e ex-aluna UniToledo apresenta projeto interdisciplinar sobre meio ambiente e animais

Por Rafaela Tavares

A pedagoga Héllen Cristina Gomes, ex-aluna do UniToledo formada em 2017, voltou ao centro universitário para apresentar aos atuais estudantes de Pedagogia um trabalho desenvolvido por ela com crianças matriculadas em uma escola da rede municipal de Araçatuba. Ela foi convidada pela professora Lia Mara Malinski Gandra junto com a também pedagoga Elenice Góes da Silva Camargo, coordenadora da Emeb Professora Egles Gabas de Carvalho, onde Héllen atua como professora.

As duas mostraram aos estudantes 4° semestre de Pedagogia o projeto interdisciplinar “Bichos Inventados e Engraçados”. As pedagogas realizaram uma palestra sobre o tema na noite do último dia 5.

TRABALHO
O trabalho já foi aplicado pelas pedagogas com estudantes do 3º ano do ensino fundamental da escola municipal. As ações foram desenvolvidas para aliar a conscientização sobre educação ambiental ao aprendizado de matemática, língua portuguesa, ciências e geografia. O projeto tem como base o livro de micropoemas “Animais”, escrito por Arnaldo Antunes e Zaba Moreau. As páginas da obra infanto-juvenil apresentam palavras inventadas que combinam multiplicidade de sentidos, com em torno de 30 gravuras de um zoológico fantástico combinadas com letras de formas e tamanhos diferentes.

A execução do trabalho foi feita com o intuito de construir atividades e procedimentos de acordo com o enfoque dado por cada uma das disciplinas envolvidas. Entre os objetivos do projeto estão incentivar as crianças a adquirir o gosto pela literatura; a desenvolver práticas de leitura numa perspectiva lúdica e interdisciplinar; a aprimorar o uso da linguagem, da escrita e atenção.

A pedagoga também buscou realizar as atividades com os estudantes para ajuda-los a enriquecer a vivência, a convivência e a cidadania; a interpretar textos que envolvem não só a escrita, mas também a imagem; desenvolver noções de quantidade e das operações matemáticas; relacionar-se com animais e o meio ambiente de forma sadia e responsável; e ampliar o conhecimento de mundo a partir de aprendizado de geografia, ciências e educação ambiental.

CONSCIENTIZAÇÃO
Héllen conta que já observa uma conscientização por parte dos alunos que foram alvo do projeto. “Percebi que eles se interessam e se preocupam em preservar fauna e flora.” Outro ponto estimulado nas crianças é a criatividade. A pedagoga conta que os estudantes criaram animais com junções de espécies diferentes, como os presentes no livro.

A professora Lia Mara explicou que as pedagogas foram convidadas pelo fato de Héllen estar desenvolvendo um trabalho na rede municipal que coloca em prática as teorias apresentadas aulas de Pedagogia como as metodologias ativas e o aprendizado significativo. “Assim eles podem ver que não são apenas teorias.”

Notícias Relacionadas