#Notícias Unitoledo
 
 

Professores e aluna do UniToledo participam de Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra

Por Rafaela Tavares

Docentes e estudante de Direito do Centro Universitário integraram a programação do 3º Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, realizado em Portugal. Os professores Daniel Barile e Renato Freitas, que também é coordenador do curso no UniToledo, coordenaram o simpósio Constitucionalismo e Democracia: História e Perspectivas da Afirmação dos Direitos Humanos nas Constituições, participando da organização. Já a professora e coordenadora do curso de História Angela Inês Liberatti e a aluna de Direito Carolina Cerqueira Cruz, já formada em História pelo UniToledo, apresentaram juntas o trabalho “Patrimônio Histórico: Um Direito Fundamental Esquecido?”.

O evento foi realizado entre 15 e 17 de outubro na cidade de Coimbra, localizada a pouco mais de 200 quilômetros de distância da capital Portuguesa, Lisboa. Angela, Carolina e Freitas viajaram para o local. A proposta do congresso é estimular a construção de ideias e o desenvolvimento de teorias científicas por meio de uma perspectiva multidisciplinar e crítica das ciências sociais e jurídicas. A Jus Gentium, instituto de pesquisa de Direitos Humanos da universidade de Coimbra, é responsável pela realização do evento.

Angela conta que o trabalho integrou a programação após ela e Carolina o enviarem para a instituição portuguesa e ele ser aceito. É a segunda vez que a docente participa de um evento internacional – ela também esteve no Congresso Internacional de Sociologia na Universidade do Faro. “A experiência sempre é positiva. Ouvimos o que se faz em universidades brasileiras e estrangeiras, trocamos ideias e contatos, temos acesso a textos atuais.” De acordo com a professora, ela e a aluna poderão repassar a outros acadêmicos essas experiências.

Notícias Relacionadas