#Notícias Unitoledo
 
 

Projeto de fotógrafos e ex-alunos do UniToledo ganha canal no YouTube para compartilhar experiências

Vitória Frederico

Os fotógrafos e ex-alunos do UniToledo Clayton Khan e Duda Maués percorreram mais de 12 países, fora estados e cidades brasileiras em busca de desmistificar tabus em torno da morte. As viagens resultaram nas imagens do projeto fotográfico Escaping From Life (que significa “Fugindo da vida”, em inglês), no qual os dois retratam a diversidade cultural, religiosa e sócio-política em cemitérios, outros locais de sepultamento e elementos ligados ao ritos funerários pelo mundo. Os registros da dupla não ficaram limitados a fotografias.

O material audiovisual do trabalho agora pode ser conferido na plataforma de vídeo do Youtube. Khan e Maués lançaram um canal do projeto Escaping From Life no último sábado (18). Eles realizaram um coquetel no UniToledo para divulgarem o canal , reunindo amigos, família e apoiadores da iniciativa.

A jornada do projeto fotográfico teve inicio no final de 2015. O fotógrafo e professor Clayton Khan, formado em Jornalismo conta que sentiam a necessidade em desenvolver algo fora desse mundo, algo que poderia dialogar com outros públicos e levar a reflexão da arte visual de alguma maneira. “Após pesquisas e longas conversas regadas à cafés, a ideia nasceu do fascínio pelas escolhas com que cada comunidade constitui a atmosfera de morada eterna. A intenção é imprimir a naturalidade com que deveriam ser observados os ritos de passagem pós-existência terrena”, declara.

JORNADA
Com o canal no Youtube, eles poderão compartilhar com um maior número de pessoas o projeto de uma maneira mais completa e dinâmica um tema que é tão complexo. Duda Maués, formado em Publicidade e Propaganda, comenta que os vídeos trazem um pouco da jornada nos ambientes de sepultamento, mas tudo de uma maneira muito leve, poética e até divertida diante de assunto que para muitos é mórbido. Os vídeos falam da vida e são feitos a partir do que os dois vivenciam desde a saída de suas casas até o retorno, o que comem, onde dormem e todas aventuras vividas. Eles mostram dois fotógrafos mochileiros percorrendo o mundo.

“Está sendo uma experiência incrível, a gente já vem trabalho algum tempo, mas agora estamos também na frente das câmeras. Estamos no mesmo universo da fotografia, porém vendo tudo por outro ângulo”, diz Duda.Ambos realizam as pesquisas produção, direção, roteiro e filmagem, escolhem cada cena, trilha, gravação de off, e agora contam com uma produtora parceira, Lalucci Filmes, que faz a edição e finalização desse conteúdo.

PARCERIA
O Escaping From Life é desenvolvido com a ajuda de alguns apoiadores, e o UniToledo é parceiro da dupla desde o início. Uma vez por semestre Khan e Duda abrem um curso de fotografia e a verba é revertida para as viagens e custear as passagens aéreas, hospedagem e alimentação, além de outros suportes, apoiando assim a disseminação da educação, cultura e arte.

“Já temos inúmeros materiais coletados em todos os locais percorridos até agora e estamos organizando e editando todos eles, em breve estaremos na estrada novamente e produzindo novos conteúdos”, conclui Clayton Khan.

Confira o primeiro vídeo do canal.