#Notícias Unitoledo
 
 

Projeto Integrador do curso de Engenharia de Produção traz dinâmica de resolução de problemas reais

Vitória Frederico

Alunos do 8° semestre de Engenharia da Produção participaram do Projeto Integrador, apresentado nesta segunda-feira (19). A iniciativa foi desenvolvida baseada em uma situação real presenciada nas empresas onde os alunos trabalham ou fazem estágio. Essa dinâmica é válida tanto para o aluno quanto para a empresa, que acaba tendo melhorias em seus processos produtivos.

Os alunos do 8º semestre do curso de Engenharia de Produção apresentaram os Projetos no Laboratório de Inovação Acadêmica do UniToledo sob orientação do professor Sérgio Mazini e Juliene Leoni. Estudantes do 6º semestre foram convidados para assistir.

METODOLOGIA
De acordo com o professor Sérgio Mazini, a temática dos projetos integradores para a turma do 8º semestre foi a resolução de problemas reais que os próprios alunos trouxeram das empresas onde atuam. Para isso, foi utilizado o método de ensino Project Based learning.

“É uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem utilizada quando trabalhamos com projetos junto aos alunos. Ela serve para a estruturação do projeto, acompanhamento e avaliação dos alunos”, declara Mazini.

Foi utilizada a iniciativa CDIO (Conceive, Design, Implement and Operate, ou em português, Conceber, Desenhar, Implementar e Operar). Essa iniciativa possui 12 princípios que norteiam o ensino nos cursos de Engenharia, utilizando de metodologias ativas, experiências de projeto e desenvolvimentos e experiências integradas de aprendizado.

“O projeto possibilitou aos alunos a aplicação de diversos conceitos e ferramentas aprendidas além de possibilitar a prática profissional ainda durante a graduação”, conclui o professor.

Edição: Rafaela Tavares

   

Notícias Relacionadas