#Notícias Unitoledo
 
 

Reestruturado em 2018, o NIFA atua na formação continuada dos docentes e corpo técnico

Por André Ferreira

Criado em 2016 para oferecer apoio didático pedagógico para a formação permanente dos docentes, o NIFAA (Núcleo de Inovação e Formação Acadêmica e Administrativa), foi reestruturado em 2018. O alcance das ações foi ampliado, passando a englobar também a formação continuada do corpo técnico administrativo. Esta reestruturação traduz o movimento reflexivo do NIFAA, que visa contribuir com melhoria das atividades acadêmicas e de gestão da instituição.

A possibilidade de participar das capacitações oferecidas pelo núcleo oferece ao profissional técnico administrativo o acesso às oportunidades de trabalho, já que o mercado passa por mudanças frequentes. Para a coordenadora do núcleo Adriane Lemos, a adesão foi excelente, com um índice de 90% de participação dos colaboradores das oficinas.

Ela entende que, a presença do profissional na capacitação é muito importante, tanto para ele como para toda a comunidade acadêmica. “Ele se prepara para o mundo do trabalho, com a oportunidade de uma melhor adaptação ao mercado competitivo, uma vez que a pessoa deverá estar pronta, com hábitos e atitudes condizentes as exigências desse mercado”, explica.

CAPACITAÇÕES
No primeiro semestre do ano de 2018, o NIFAA deu continuidade ao processo de desenvolvimento docente. Foram oferecidas dez capacitações envolvendo professores, coordenadores e membros do NDE (Núcleo Docente estruturante). As atividades realizadas foram: oficinas de recursos institucionais no ambiente, virtual de aprendizagem; capacitação membros do comitê de ética em pesquisa; planejamento e gerenciamento de tempo; capacitação para agentes de inovação; resultados de aprendizagem;workshop metodologias ativas e CDIO – Inovação no Ensino das Engenharias.

O NIFA é formado por docentes que participaram da formação em metodologias ativas do Consórcio STHEM Brasil (UNISAL – Lorena). A missão núcleo é multiplicar as práticas de metodologias ativas. O trabalho permite a integração dos diversos cursos do UniToledo, promovendo a reflexão, a reconstrução do processo de formação de professores e a contínua melhora na qualidade da educação.

O Núcleo de Inovação e Formação Acadêmica e Administrativa é constituído por uma equipe de três coordenadores de diferentes cursos: Os professores Adriane Cristina Garcia Lemos, Renato Freitas e Sérgio Mazini. Eles acompanham e oferecem suporte pedagógico aos professores que estão participando da capacitação. Os cursos promovem novas reflexões e fazeres no cotidiano dos docentes, que passam a se preocupar com uma aprendizagem mais centrada no aluno. Aproximadamente 100 professores do corpo efetivo do UniToledo nas diversas áreas do conhecimento, como saúde, humanas, ciências e engenharias, já estão capacitados pelo NIFAA.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas