#Notícias Unitoledo
 
 

Semana Acadêmica de História apresenta debates e palestras com foco em uma formação mais humana

Por Vitória Frederico

A Semana Acadêmica de História do UniToledo terá atividades nos dias 29, 30 e 31 de agosto em salas de aula a partir das 19h. O evento é dedicado aos alunos e ex-alunos do curso. Segundo a coordenadora do curso, Ângela Liberatti, a programação foi elaborada por meio de uma pesquisa com os alunos e professores.

O objetivo do levantamento foi buscar assuntos que pudessem contribuir para oferecer conhecimento e atualização aos alunos, além de atender às necessidades atuais do professor de História. “É fundamental criar espaços e oportunidades para a convivência de todos os alunos do curso e também possibilitar que eles conheçam diferentes professores e visões sobre a história, o que contribui para uma formação diferenciada e mais humana”, afirma a coordenadora.

METODOLOGIAS
Na quarta-feira (29), os estudantes poderão participar da “Oficina de Metodologias Ativas”, realizada por Camila Paula de Barros Gomes na sala do NIFA (Núcleo de Inovação e Formação Acadêmica ), localizada no prédio 2 da instituição.  Os professores Nelson Pedon, Cesar Gomes e Ângela Liberatti farão a mesa-redonda “Geo-História e Territorialidades”, no prédio três da instituição, sala 61. A atividade acontecerá na quinta-feira (30).

Os alunos terão a possibilidade de assistir à palestra  “A História Política Contemporânea” com Vander Lara Proença, e participar de um debate sobre o assunto, na sala 61, situada no prédio 3 da instituição,  na sexta-feira (31). Os ex-alunos do curso são convidados para participar das atividades nos dias 30 e 31, para interagir com os graduandos e dividir experiências profissionais. “Isso possibilita a formação continuada dos que já estão no mercado de trabalho e também abre espaço para que nossos alunos sejam chamados a dar aulas e fazer estágios com os egressos”, esclarece Angela.  A programação completa da semana acadêmica pode ser conferida aqui.

SEMANAS ACADÊMICAS
Além das ações específicas de cada curso, as Semanas Acadêmicas UniToledo contam este ano com quatro palestras abertas a toda a comunidade acadêmica. O historiador e professor Leandro Karnal que ministrará palestra com o tema “Sociedades Inteligentes” na segunda-feira (27), às 20h, no Ginásio de Esportes Plácido Rocha. Na terça-feira (28), o ginásio receberá o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé que falará ao público sobre o tema “O Futuro da Sociedade”, a partir das 20h.

O penúltimo dia das Semanas Acadêmicas UniToledo será com o radialista, apresentador e colunista Marcos Piangers com a palestra “Inovação: Uma Espiada no Futuro”. O bate-papo ocorrerá às 20h de 3 de setembro, no ginásio. Com histórico como apresentador de programas televisivos, comentarista e educador, Marcelo Tas ministrará a palestra de encerramento “Inovação: A Criatividade na Era Digital”, às 19h30, do dia 4, também no ginásio. Clique aqui para mais informações.

Edição: Rafaela Tavares

 

Notícias Relacionadas