#Notícias Unitoledo
 
 

Semana Plural de Arquitetura e Urbanismo traz contato com profissionais e 4ª edição de Desafio Charrete

Por Vitória Frederico

Com palestras, oficinas, exposições e concurso, a Semana Plural de Arquitetura e Urbanismo do UniToledo será realizada nos dias 29, 30 e 31 de agosto. Segundo a coordenadora do curso, Ana Paula Sader, a integração entre os alunos, professores e profissionais do mercado durante o evento é importante para gerar novos conhecimentos.

Os alunos auxiliaram na organização do evento, além de ajudarem no registro das presenças dos universitários em cada atividade. Os estudantes também participaram da elaboração do 4º Desafio Charrete, concurso desenvolvido entre os alunos de Arquitetura e Urbanismo.

DESAFIO
O intuito da competição é incentivar a interação entre os estudantes, gerar entretenimento e fornecer conhecimento de forma lúdica.

A atividade é inspirada em uma prática realizada nas faculdades de Belas Artes Francesas. Nelas, uma charrete circulava pela cidade recolhendo as maquetes que eram o resultado do trabalho dos alunos numa maratona de 24 horas de projeto.

Na 4ª edição do desafio, grupos de cinco e seis integrantes, formados por, no mínimo, dois alunos de semestres diferentes apresentarão projetos executados em AutoCad, outro software ou ferramenta gráfica. A equipe vencedora receberá um certificado indicando sua classificação. O 4º Desafio Charrete será lançado na quarta-feira (29).

ATIVIDADES
Na mesma data, a Semana Plural de Arquitetura e Urbanismo UniToledo contará com a Oficina de Design Thinking, conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. As atividades serão realizadas no prédio três, nas salas 71, 72, 73 e 74, das 19h às 22h.
Na quinta-feira (30) será realizada uma palestra com o engenheiro Rafael Marçal, a partir das 19h, no sala 73 do prédio 3. Na mesma data, também às 19h, o arquiteto Marllon Paiva ministrará um bate-papo na sala 74, do prédio 3.

A programação de sexta-feira (31) será composta por três palestras, promovidas das 19h às 20h30. Entre elas estão as palestras com aluno Gabriel Farid, sobre sua viagem para Milão, e com a arquiteta Marina Colaferro, que acontecerão na sala 72, do prédio 3. O arquiteto Marcos Stella falará ao público na sala 74, do prédio 74. A sala 73 do prédio 3 receberá a palestra da empresa ABM2 Arquitetura. As palestras são gratuitas e exclusivas para os alunos de Arquitetura e Urbanismo do UniToledo.

A exposição “Patrimônio Histórico de Araçatuba” também fará parte da Semana Plural, com trabalhos dos alunos do 10º semestre de Arquitetura e Urbanismo. A mostra será instalada no saguão do primeiro andar do prédio 3, e poderá ser visitada entre os dias 27 e 31 de agosto.  A programação completa da semana acadêmica pode ser conferida aqui.

SEMANAS ACADÊMICAS
Além das ações específicas de cada curso, as Semanas Acadêmicas UniToledo contam este ano com quatro palestras abertas a toda a comunidade acadêmica. O historiador e professor Leandro Karnal que ministrará palestra com o tema “Sociedades Inteligentes” na segunda-feira (27), às 20h, no Ginásio de Esportes Plácido Rocha. Na terça-feira (28), o ginásio receberá o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé que falará ao público sobre o tema “O Futuro da Sociedade”, a partir das 20h.

O penúltimo dia das Semanas Acadêmicas UniToledo será com o radialista, apresentador e colunista Marcos Piangers com a palestra “Inovação: Uma Espiada no Futuro”. O bate-papo ocorrerá às 20h de 3 de setembro, no ginásio. Com histórico como apresentador de programas televisivos, comentarista e educador, Marcelo Tas ministrará a palestra de encerramento “Inovação: A Criatividade na Era Digital”, às 19h30, do dia 4, também no ginásio. Clique aqui para mais informações.

Edição: Rafaela Tavares

 

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas