#Notícias Unitoledo
 
 

Site do UniToledo ganha intérprete virtual capaz de fazer a leitura de tela usando Libras

Por Vitória Frederico

Libras (Língua Brasileira de Sinais) é utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre si e na interação com ouvintes. Ela é reconhecida desde 2002 como segundo idioma oficial brasileiro e utilizada pelas comunidades surdas do país. Existem 344,2 mil pessoas com deficiência auditiva no Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base em dados do Censo Demográfico 2010.

Para tornar a informação mais acessível a essa parte da população brasileira, o UniToledo apresenta o Hugo. Esse é o nome de um aplicativo de handtalk instalado no site oficial da instituição, capaz de fazer a leitura da tela usando Libras.

Quem quiser acionar o intérprete virtual deve clicar no ícone azul com o desenho de duas mãos brancas localizado no canto superior direito da página. A ação abre uma nova aba na qual é possível ver o Hugo. Depois disso, o usuário deve clicar no texto para que o Hugo traduza o conteúdo escrito em linguagem de sinais, por meio de animações.

O Hugo é um exemplo de como o UniToledo busca trabalhar a inclusão de pessoas com necessidades especiais e prestando atendimento educacional especializado. Por isso, a instituição tem promovido algumas alterações e otimizações no suporte à comunidade acadêmica.

TECNOLOGIAS
Segundo a Pró-Reitora, Silvia Cristina, a ideia é implantar sempre tecnologias nas plataformas da instituição que promovam acessibilidade do aluno UniToledo. “Vivemos em tempos em precisamos promover a acessibilidade. Não apenas a acessibilidade arquitetônica, mas também comunicacional e metodológica para uma permanência de qualidade na instituição”, conclui a Pró-Reitora.

Outros serviços especializados disponíveis para os alunos são: a Lupa, que é um recurso onde a é possível ampliar os caracteres da tela; o narrador, que faz a leitura da tela; o teclado virtual e o alto contraste.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas