#Notícias Unitoledo
 
 

Trabalho de Pedagogia é apresentado para banca composta por membro externo com uso de videoconferência

André Ferreira

A aluna de Pedagogia Nathália Moura Alves Benante apresentou o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) com um diferencial: como uma das integrantes de sua banca é um membro externo da comunidade acadêmica, a participação dessa avaliadora foi realizada à distância por meio de videoconferência.

A apresentação do TCC foi realizada no Laboratório de Inovação Acadêmica do UniToledo e contou também com a presença da orientadora Priscila Sales e da professora Ana Bonachini. O tema do trabalho desenvolvido por Nathália foi “A Organização dos Espaços de uma Sala de Referência da Turma: Percepções e Anseios de Crianças e Adultos”.

INOVAÇÃO
Segundo a orientadora Priscila Sales, A ideia surgiu pelo fato da pesquisa realizada pela aluna Nathália ter tido como fonte de consulta e referência a dissertação de mestrado da doutoranda Ariadne de Souza Evangelista na Unesp de Presidente Prudente. “Considerei pertinente a sua participação, no intuito de apresentar considerações a fim de enriquecer ainda mais a investigação da aluna. Além de evidenciar que as pesquisas produzidas servem de fonte para a construção de pesquisas posteriores”, explicou Sales.

Priscila conta que a presença da doutoranda em tempo real, foi extremamente positivo, pois o Centro Universitário Toledo, com toda excelência, conseguiu organizar o ambiente e disponibilizar profissionais que garantiram a eficácia na transmissão, possibilitando um momento rico de muito conhecimento, garantindo a participação de membros externos.

A doutoranda recebeu o trabalho com antecedência para análise e avaliação e participou de todo o processo. Assistiu a apresentação da aluna, fez a sua arguição, as suas contribuições e participou da atribuição do conceito para o artigo, junto com os outros membros da banca avaliadora.

A autora do trabalho, Nathália destacou que apresentar por vídeo conferência foi uma experiência muito diferente e ao mesmo tempo desafiadora. “Achei a inovação um ótimo recurso, que nos oferece a possibilidade de maior enriquecimento do trabalho por proporcionar o contato com profissionais que não temos um acesso mais próximo, eu amei a experiência”.

O TRABALHO
O trabalho foi uma explanação sobre a sua investigação que tem por título: “A Organização dos Espaços de uma Sala de Referência da Turma: Percepções e Anseios de Crianças e Adultos. “A aluna conseguiu realizar a apresentação com segurança, apresentando aos ouvintes e a banca avaliadora a situação problema de sua pesquisa, os objetivos, o referencial teórico, a metodologia utilizada, os dados levantados e a análise feita e por fim as considerações”, contou Sales.

“Minha apresentação representou para mim um momento muito especial na minha vida, pude compartilhar partes importantes de uma pesquisa que eu acredito que pode colaborar com nossas ações voltadas às crianças”, finalizou Nathália.

Notícias Relacionadas