#Notícias Unitoledo
 
 

UniToledo recebe curso de Sommelier de Cerveja para interessados em se especializar na bebida

Por Rafaela Tavares

Para uma parte das pessoas, a cerveja é fabricada apenas para ser consumida durante atividades recreativas. Para outras, é uma bebida elaborada, cujo sabor, textura e aroma podem ser analisados, além de harmonizados com alimentos adequados.

O curso de Sommelier de Cerveja, desenvolvido pela instituição Science of Beer, que visa profissionalizar o mercado cervejeiro, irá capacitar pessoas para entender o universo da cerveja. Os participantes aprenderão a identificar as diferenças entre as escolas da bebida e as nuances de cada estilo. As atividades serão realizadas a partir de abril no UniToledo, em Araçatuba. Ao todo, serão quatro reuniões mensais. O curso recebe inscrições até o final de março. O valor pode ser parcelado. É possível se inscrever pelo site oficial da Science of Beer.

ESTILOS
Segundo o organizador do curso em Araçatuba, Fernando Risolia, há mais de 130 estilos de cerveja, incluindo um brasileiro – a Catharina Sauer, o primeiro estilo brasileiro incluindo no BJCP (Beer Judge Certification Program), guia de estilos de cervejas.

Ele explica que o sommelier pode montar cardápios e cartas de cervejas (com indicações de pratos que combinem com as variedades) para restaurantes e bares. Ele também pode trabalhar em cervejarias para avaliar a qualidade da cerveja, se ela está ou não dentro do estilo proposto.

“As escolas cervejeiras são diferentes em virtude dos elementos utilizados na fabricação. Basicamente, temos quatro elementos: malte, levedura, lúpulo e a água. Cada escola vai ter uma diferenciação de sabor, de textura da cerveja, cheiro, amargor, aroma, tipo de degustação, copos indicados.”

ANÁLISES
Durante o curso, os participantes também poderão aprender a servir a cerveja e qual recipiente pode ser utilizado para aproveitar o máximo a bebida. Entre as análises estudadas estão a da cor, espuma, cheiro e tato. Os alunos terão contatos com cerca de 80 rótulos. “E é claro que no curso iremos provar a cerveja. Não será tomar a cerveja. Serão quantidades o suficiente para que o aluno tenha um bom contato com o líquido.”

As aulas serão ministradas por profissionais capacitados e com título de sommelier, tecnólogo, ou mestre cervejeiros. Há 35 vagas voltadas para pessoas que desejam se aprofundar no estudo da cerveja, tratá-la como negócio ou até para quem tem como hobby degustar cervejas. Risolia acredita que o fato de o UniToledo ser uma instituição de renome, com fácil acesso, boas salas, cozinha e recursos multimídia facilita a realização do curso na instituição.

Inscritos e confirmados até dezembro podem fazer o parcelamento em 12 vezes, com a primeira parcela paga em dezembro, com o total de R$ 3.850. Quem se inscrever e confirmar até janeiro de 2019 pagara R$ 4,1mil pelo total, podendo parcelar em 10 vezes. Mais informações com Fernando Risolia (18) 99197-7478.

Notícias Relacionadas