#Notícias Unitoledo
 
 

Alunos de Engenharia Agronômica visitam viveiro em Zacarias como aula prática multidisciplinar

Vitória Frederico

No último sábado (23), os alunos do 7º semestre do Curso de Engenharia Agronômica do UniToledo realizaram uma aula prática para vivenciar os conceitos teóricos aplicados nas disciplinas de Olericultura II, Doenças das Culturas Agrícolas e Melhoramento Vegetal.

A aula foi realizada na VIVATI (Viveiro Vale Tietê), na zona rural do município de Zacarias, a qual disponibilizou sua infraestrutura para a atividade. A visita foi coordenada pelos professores da disciplina, Daniel Carvalho Leite e José Carlos Pansonato Alves, com participação do Diretor da Vivati e de uma Engenheira Química.

Durante a aula prática foram analisados os diferentes conceitos no que diz respeito à produção de mudas de hortaliças, manejo de irrigação, adubação e tratamento fitossanitário para o controle de doenças, além da produção de mudas de tomates para programas de melhoramento genético da cultura.

Os alunos puderam avaliar na prática toda a cadeia produtiva de hortaliças desde a chegada de bandejas e tratamento químico para desinfecção das mesmas, produção de mudas e períodos de desenvolvimento das mesmas em câmaras de temperatura ambiente e ambiente controlado, além de tutoramento das oleícolas em casa de vegetação para fins de produção industrial, horta, produtores locais e programas de melhoramento genético.

De acordo com o professor coordenador, Daniel Carvalho Leite, os alunos foram apresentados a diferentes locais quanto o tratamento de água, armazenamento de substratos e caixas para produção de mudas, dentro das dependências da unidade .

“Os alunos puderam colocar em prática a teoria estudada em sala de aula, proporcionando aos mesmos a experiência de explorar a cadeia produtiva para a produção de mudas de qualidade e as projeções de espaços de uma instalação de casa de vegetação”, conclui o professor.