#Notícias Unitoledo
 
 

Você Mercado: o coordenador de Análise e Desenvolvimento de Sistemas fala sobre as oportunidades da área

Mariana Páscua

O egresso do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas possui um leque de oportunidades na área de T.I. (Tecnologias da Informação). Quem se forma no segmento pode trabalhar com desenvolvimento de software, análise de sistemas ou achar um nicho de mercado e desenvolver um produto, o que pode resultar na criação da própria empresa de software ou consultoria. O coordenador do curso, Ronnie Santos fala sobre o mercado e a atuação da profissão. Confira a entrevista:

MERCADO
O mercado na área está muito bom. Posso afirmar que bons profissionais não ficam sem trabalhar, eu mesmo recebo pedidos para encaminhar currículos praticamente toda semana. Hoje em dia não existe negócio que não necessite de um profissional de TI.
As empresas de software estão crescendo muito na região de todos os ramos, mas o agronegócio é um segmento que está em alta.

TRANSFORMAÇÕES
Hoje temos como ponto principal: mobilidade. Todos querem ter acesso a tudo em todo lugar. Hoje não podemos pensar em software que funcionem somente em computadores; temos que pensar em Internet das coisas. O acesso não mais focado no computador ou celular, mas em seu carro, seu relógio ou sua TV por exemplo. Há também a Inteligência Artificial. Os robôs estão começando a ter inteligência, porque estão aprendendo com algoritmos desenvolvidos com base de conhecimento. Um exemplo podemos citar é que muitas vezes você recebe uma ligação, acha que está falando com uma pessoa e, na verdade, é um software do outro lado.

EMPREGABILIDADE
É muito gratificante quando encontramos egressos que atuam na área. Muitos de nossos ex-alunos já vieram dar palestras, ministrar cursos de extensão aos alunos e até já contratei serviços oferecidos por eles. Muitos são profissionais liberais proprietários de suas próprias empresas.

SUCESSO
Eu sempre digo aos meus alunos que temos que aproveitar as oportunidades. Podemos nos divertir sim, mas não esquecer de estudar e nunca se contentar somente com o conteúdo aplicado em sala. Nós, professores, oferecemos a base necessária para que eles descubram muito mais fora da sala de aula. Hoje temos bibliotecas, programas extras, internet, tudo isso para adquirir conhecimento.

PERFIL
Um profissional que adora desafios, um profissional criativo e dedicado.

PÓS-GRADUAÇÃO
Com certeza é importante cursar pós-graduação. O profissional de T.I. não pode ficar parado nunca, sempre deve estar se atualizando com as novas tecnologias se desejar ser um profissional de destaque.

ESTÁGIO
Em nosso curso não é exigido o estágio de forma obrigatória, mas a maioria de nossos alunos a partir do 2º ano ou estão já trabalhando ou estagiando na área. Sempre digo a eles a importância de atuar no meio realizando alguma atividade. Muitos após o período de estágio já são contratados.

PREPARO
Nosso curso é baseado em projetos. Nosso aluno começa a desenvolver projetos no primeiro semestre de curso e isso faz com que ele consiga praticar o que está aprendendo muito rapidamente em situações que o mercado exige. Acreditamos que esse nosso diferencial faz com o aluno garanta o preparo para o mercado.