#Notícias Unitoledo
 
 

Você no mercado: A coordenadora de Publicidade e Propaganda, Melissa de Moura comenta as oportunidades da área

Mariana Páscua

A área de Publicidade e Propaganda faz uso da criatividade e técnicas de comunicação com o objetivo de divulgar um produto, ideia, marca ou serviço. O setor de atuação é amplo e vai além das agências de publicidade, envolvendo empresas, consultorias, organizações não governamentais e até setor público. O profissional Publicitário é o responsável pelo planejamento, criação, avaliação e coordenação de campanhas publicitárias de diferentes formatos e mídias.

De acordo com a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda do UniToledo, Melissa Carolina de Moura, desde regulamentada como profissão na década de 1980, a Publicidade e Propaganda é uma das áreas mais concorridas, devido ao fascínio da profissão que permite promover e realizar ideias, criando novas oportunidades por meio da propaganda. “É uma das áreas mais diversificadas e libertas, indo além de textos e imagens”. Em entrevista, ela comenta sobre as oportunidades da área. Confira:

MERCADO
O mercado da área permite uma diversidade de funções, além dos meios de comunicação. Como a produção de conteúdo, em arte e redação, planejamento, departamentos de marketing, em agências de publicidade ou empreendedorismo, na área de pesquisa, docência, prospecção de clientes ou patrocínios em grandes eventos, assim como no setor público por meio de concursos. Toda grande empresa que vislumbra a comunicação externa necessita de um profissional da área de publicidade.

SEGMENTOS
O entretenimento é a bola da vez, é um conteúdo que promove o lazer. Outra grande área em alta nas oportunidades é o marketing político, realizado para governos, estados e prefeituras. Na propaganda social também há grande demanda, promovendo a conscientização de temas relevantes como meio ambiente, cidadania e sustentabilidade.

PERFIL
O perfil do publicitário de sucesso é um profissional informado, antenado, proativo, com amplo conhecimento em história da arte, filosofia, sociologia e outros temas. Que conhece seu público e consumidor, se especializa, estuda, absorve todas as oportunidades, conhece outros idiomas e busca sempre mais.

ESTÁGIO
Na própria instituição, os alunos do curso possuem a oportunidade de estagiar no laboratório de rádio e TV, ou ainda na Agência Beta, que permite o contato com entidades e ONGs como clientes reais, garantindo a aprendizagem dos alunos e a vivência da profissão ainda na graduação. Além disso, há outras oportunidades oferecidas, como o desafio de criação publicitária, promovido pelo curso.

PREPARO
Toda a grade curricular do curso torna o aluno apto para a atuação profissional. Os eventos e projetos realizados acrescentam ao aprendizado e permite a construção do portfólio ao longo da graduação. O universitário que absorve as experiências oferecidas pelo curso e instituição garante seu diferencial no mercado.

Notícias Relacionadas