#Notícias Unitoledo
 
 

Você no Mercado: Coordenadora de Nutrição, Adriane Lemos, explica o mercado para quem se forma na área

Rafaela Tavares

A alimentação adequada e o acompanhamento nutricional de pessoas sadias ou com problemas de saúde concentram o trabalho do profissional da Nutrição. Ele prescreve dietas, controla o cardápio em restaurantes e refeitórios, desenvolve e avalia itens alimentícios oferecidos a consumidores.

Conforme a coordenadora do curso de Nutrição do UniToledo, Adriane Lemos, uma vez formado, o acadêmico da área pode ingressar no mercado em restaurantes, cozinhas institucionais, escolas, empresas prestadoras de serviços de alimentação coletiva, empresas fornecedoras de cestas básicas. Quem for nutricionista clínico pode atuar em hospitais, clínicas, spas, instituições de longa permanência para idosos, ambulatórios, bancos de leite humano, atendimento domiciliar.

Ele pode também ser um profissional da saúde coletiva, trabalhando com políticas e programas institucionais, atenção básica em saúde e vigilância em saúde. A coordenadora explica que outro nicho é da nutrição esportiva, ligada aos clubes esportivos, indústrias de alimentos, marketing na alimentação e nutrição. Existe ainda a opção de seguir a docência. Confira a entrevista com Adriane sobre os segmentos de crescimento e as orientações para alunos e egressos.

MERCADO
O mercado da Nutrição é um mercado em constante expansão. É uma profissão que tem ganhado espaço no mercado de trabalho em vários segmentos.

DEMANDA
Embora haja várias possibilidades de atuação, o trabalho em consultórios particulares e academias ainda é que tem maior demanda.

POTENCIAL
Já as áreas com potencial de crescimento são as da nutrição esportiva e nutrição ambulatorial devido ao aumento das doenças crônicas. A indústria de alimentos também oferece oportunidades de trabalho

SETOR PÚBLICO
Nos últimos anos o serviço público tem aumentado a empregabilidade dos nutricionistas. No entanto, para ingressar nele, o profissional precisa ser aprovado em concurso. Embora seja concorrido, os salários são atrativos, oferecendo boa remuneração.

EX-ALUNOS
A empregabilidade é alta, a maioria dos ex alunos estão atuando em consultórios.

ORIENTAÇÕES
Quem deseja ter sucesso na área deve investir numa boa formação e, posteriormente, em especializações na área de atuação. O nutricionista deve se atualizar constantemente.

PERFIL
Independente da área escolhida, terá sucesso o profissional que for apaixonado pela profissão e que se qualifica constantemente. Além disso, o sucesso é para os profissionais que saem da zona de conforto e assumem riscos.

EDUCAÇÃO CONTINUADA
Com certeza a educação continuada é importante. Todas os dias são publicados novidades sobre alimentos e alimentação, desta forma o profissional deve se qualificar constantemente, ou seja continuar estudando.

ESTÁGIOS
Estágios extra curriculares são importantes para formação profissional. O aluno vai experimentar a prática, e aproveitar os conceitos aprendidos na teoria, com os quais até então não sabia o que fazer.

PREPARO
A instituição tem parcerias com diversos segmentos para que os alunos realizem estágios, podendo estes ser remunerados ou não. O estágio permite a troca de experiências entre os alunos e o profissional de uma empresa, Muitos alunos acabam sendo contratado no local onde realizaram seus estágios.