#Notícias Unitoledo
 
 

Você no Mercado: Coordenadora do curso, Tatiane Petroni fala sobre as perspectivas de quem se forma em Biomedicina

Rafaela Tavares

Para quem se identifica com a saúde ou as ciências biológicas, a Biomedicina pode ser uma boa opção para a vida profissional. Quem conclui se forma na área tem um trabalho voltado para a pesquisa de enfermidades e microorganismos que as causam, em busca de das causas de doenças e opções adequadas de prevenção ou tratamento. O mercado absorve profissionais para atuar em locais como laboratórios, hospitais, instituições públicas e indústrias farmacêuticas.

Segundo a coordenadora do curso de Biomedicina no UniToledo, Tatiane Petroni, há 35 possíveis habilitações na área, que passa por inovações constantes. “A Biomedicina está em constante evolução e é imprescindível que os profissionais estejam atentos e preparados para as novas demandas do mercado”, afirma.

Em entrevista para o mercado, ela explica a importância da especialização. A coordenadora informa também quais os segmentos com maior demanda atualmente, além de comentar as possibilidades oferecidas para o aluno no centro universitário.

ESPECIALIZAÇÃO
A Biomedicina tem em torno de 35 habilitações possíveis. Dentre elas estão as análises clínicas, diagnóstico por imagem, banco de sangue, biomedicina estética, perfusão extracorpórea, fertilização in vitro.

ESTÁGIO
A área em que o profissional formado irá atuar dependerá de onde ele optar por realizar o estágio supervisionado. O biomédico pode atuar na área que deseja, por meio da realização de estágio supervisionado com carga horária que supere as 500 horas na área de interesse, ou se cursar uma especialização.

CLÍNICA
No Unitoledo, é ofertado o estágio supervisionado em Análises Clínicas. Para tanto, é disponibilizado um laboratório próprio que atende a comunidade e serve de campo de estágio para os alunos. É possível que o aluno realize estágio em outra área de interesse, desde que sejam respeitadas algumas condições.

CRESCIMENTO
Além das análises clínicas que ainda é a área com maior procura, nos últimos anos tem crescido muito a procura pelas áreas de Imagenologia (diagnóstico por imagem) e Biomedicina Estética.

COLOCAÇÃO
Nossos alunos têm apresentado uma boa colocação no mercado de trabalho. Mas cabe ressaltar que o profissional formado deve sempre buscar se especializar na área que tenha interesse para que consiga destaque no mercado e maior remuneração. Quanto maior for seu diferencial em relação aos demais biomédicos formados, maior será sua empregabilidade e remuneração.

EVOLUÇÃO
A Biomedicina está em constante evolução e é imprescindível que os profissionais estejam atentos e preparados para as novas demandas do mercado. Cursar especialização na área permite que o biomédico aumente as possibilidades de atuação.

DOCÊNCIA
A área da pesquisa e da docência apresenta um ótimo espaço para o profissional biomédico, que atua na pesquisa básica e aplicada e na docência nas disciplinas básicas nos cursos da saúde e disciplinas específicas nos cursos de Biomedicina. Para o profissional com interesse nestas áreas, é indicado a realização de Mestrado e Doutorado.

ESTÉTICA
O Unitoledo irá oferecer a partir de 2019 especialização na área de Estética a fim de atender a uma demanda dos alunos egressos e visa trazer a qualidade do ensino do Unitoledo, uma Instituição nota 5, para uma área em ampla expansão na área biomédica.

Notícias Relacionadas