TV Toledo 
 
 

A TV UniToledo foi fundada em 2004 como um meio de comunicação e de laboratório acadêmico para a produção audiovisual jornalística e publicitária. Com programação diversificada contempla a transmissão dos produtos desenvolvidos nas disciplinas específicas dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda como telejornais, talk e late show, videoclipe, programa de auditório, debate, culinária, revista eletrônica, quiz show, propagandas institucionais, comerciais, políticas e sociais além dos produtos resultantes de TCC e de Projetos de Extensão Acadêmica, como Momento Pesquisa, Tribuna UniToledo, vídeos sociais, cobertura de eventos como o JUT (Jogos Universitários UniToledo), Expô Araçatuba, Fórum Jurídico e semanas acadêmicas dos cursos do UniToledo.

Toda a programação e produção tem apoio técnico de profissional habilitado, sendo idealizada e produzida pelos universitários orientados pelos professores dos cursos de Comunicação Social e supervisionado pela Coordenadora do Laboratório de TV, Rádio e Fotografia do Centro Universitário Toledo - UNITOLEDO, Araçatuba-SP.

A TV UniToledo possibilita aliar a teoria à prática no momento em que o aluno pode estagiar e desenvolver atividades para complementação curricular de idealização, gestão, criação, produção e edição de conteúdos audiovisuais institucionais ou não. A produção audiovisual da TV UniToledo pode ser acessada pelo seu canal no Youtube e sua fanpage no Facebook.

 

Acervo TV Toledo

A TV Toledo possui um acervo videográfico de mais de duzentos títulos que incluem: documentários, vídeos institucionais e sociais, vídeos de eventos da Instituição, programas televisivos e imagens. O acervo está disponibilizado em formato de fita Mini-DV e em formato DVD.  

Recursos Técnicos

A TV Toledo utiliza os recursos técnicos do Laboratório de TV do Centro Universitário Toledo de Araçatuba. Uma infra-estrutura completa com: • Estúdio de TV com cenário fixo e de chromakey; • Mini-auditório (para o acadêmico participar ou assistir às gravações); • Cenário com bancada para apresentação de telejornal e programas de outros gêneros televisivos; • 03 Câmeras de Estúdio e de Gravação Externa, no formato mini-dvcam; • Tripés de Câmera; • Microfones de Lapela com e sem fio; • Microfones de Mão para gravação de reportagem, boletim e programa de TV com externa; • Equipamento de Iluminação de Estúdio e de Externa; • Equipamento de TP - Teleprompter; • Monitores de Retorno; • 02 Ilhas de Edição de Vídeo não linear; • 01 switcher que permite gravação e edição simultânea, mesa de corte e direção de TV; • 01 Ilha de Edição de Áudio; • 01 Cabine Individual de Gravação de Locução.  

Parcerias

Em 2004 e 2005, a parceria da TV Toledo junto ao Canal 21 – TV local a cabo – envolveu a transmissão diária e ao vivo de conteúdo produzido pelos acadêmicos de Jornalismo durante a expo de Araçatuba, além da produção televisiva de programas dos mais variados gêneros que eram exibidos neste canal durante o ano de 2005. Em 2006, a TV Toledo manteve parceria com a TV Câmara de Araçatuba, além da transmissão ao vivo da expo de Araçatuba, os acadêmicos produziam programas de gêneros televisivos variados que eram exibidos em grade de programação específica desta canal a cabo. Em 2007 e 2008, a TV Toledo em parceria com a TV Record, fez a cobertura da Expô de Araçatuba. Utilizando-se dos equipamentos e recursos humanos do Unitoledo, a TV Record Rio Preto pode divulgar boletins e reportagens diárias sobre o evento. Todo trabalho dos acadêmicos foi acompanhado por professores e técnicos do Unitoledo. Em 2009, a TV Toledo manteve parceria com a TVI – SBT para a transmissão de vídeos diários sobre o Estande da Unitoledo na Expo de Araçatuba, além da cobertura de um dos maiores eventos da área jurídica do interior paulista, Fórum Jurídico.  

Coordenação do Laboratório de TV e TV Toledo:

Profa. Ms. Melissa Carolina de Moura  

Supervisão Geral:

Coordenador de Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária: Prof. Me.Sérgio Ricardo Mazini